quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cirurgia de Buraco Macular

Como visto anteriormente, o buraco macular é uma doença que pode afetar de forma importante a visão e o seu tratamento é a cirurgia. Nesse texto, explicaremos como é a cirurgia do buraco macular, seus riscos e complicações.

Buraco macular em vários estágios
A última imagem (E) mostra a cura obtida após a cirurgia

Como é a cirurgia do buraco macular ?
A cirurgia para correção do buraco macular se chama vitrectomia via pars plana (VVPP) com colocação de gás e retirada da membrana limitante interna (ou peeling de membrana).
Não entendeu? Vamos tentar explicar.
Na cirurgia, o médico vai retirar o vítreo que é o gel que preenche o interior do nosso olho. Esse vítreo tem trações que causaram o buraco e por isso precisa ser retirado.
Para ajudar a fechar o buraco o médico retira uma membrana chamada membrana limitante interna da retina em toda a região posterior. Esta membrana é uma película muito fina (dez vezes mais fina que um fio de cabelo) e essa é uma das etapas mais difíceis e importantes da cirurgia.
Cirurgia de buraco macular mostrando a retirada da membrana limitante interna
Depois ele vai colocar um gás chamado perfluor que vai “empurrar” os bordos do buraco um de encontro  ao outro. O gás tem como objetivo, ajudar no fechamento do buraco macular, contudo o paciente tem que assumir a posição de estar sempre olhando para baixo (para o chão) para que o efeito do gás seja máximo. Esta posição terá que ser mantida por aproximadamente 3 a 10 dias. O tempo total que o gás leva para ser reabsorvido é de 30 a 60 dias.
Gás dentro do olho depois da vitrectomia
Importante: O paciente que colocou o gás dentro do olho, está terminantemente proibido de viajar de avião ou ir para altas altitudes (cidades de serra por exemplo) pois o gás tende a expandir e elevar a pressão do olho a níveis preocupantes. Essa restrição dura entre 3 e 10 dias, aproximadamente.

E se eu não puder manter a posição correta da cabeça?
Pessoas que terão dificuldade de ficar olhando para baixo no pós-operatório devem discutir isso bem com o médico antes de operar. A chance da cirurgia dar certo depende de manter essa posição. Apesar da posição ser chata é possível adaptar a vida e fazer várias coisas.
posição ideal da cabeça depois da cirurgia de buraco macular
Qual a chance da cirurgia dar certo?
Isso vai depender da causa, do tamanho e de quanto tempo a pessoa tem o buraco na mácula.
Os buracos maculares devido a edema macular crônico, como ocorre na diabetes ou nas tromboses vasculares da retina costumam ter um resultado pior.
Já os buracos maculares de causa traumática podem fechar espontaneamente entre quatro e seis semanas e por isso recomenda-se um longo período de observação, antes de indicar a cirurgia.
O tempo de existência do buraco parece não ser um fator determinante tão importante mas alguns estudos mostram que casos operados mais cedo tem maior recuperação da visão.
Em termos gerais, um caso de buraco macular sem outras complicações e operado por um bom cirurgião de retina, tem chance de cura de 90%

Eu tive buraco macular em um olho. O meu outro olho também pode desenvolver buraco macular?
Sim. Quem teve buraco de mácula em um olho, tem um risco de 10 a 15% de também desenvolver essa doença no outro olho. Logo, um acompanhamento oftalmológico é fundamental.


Quais os riscos da cirurgia de buraco macular?
Basicamente são os riscos de qualquer vitrectomia ou cirurgia de retina.
Ou seja, a formação de catarata, o aumento da pressão ocular e o risco de ter um descolamento de retina. Na cirurgia de buraco de mácula, o risco de uma complicação como o descolamento da retina varia entre 1,8% e 14%.

Saiba mais sobre o descolamento de retina e seu tratamento

Voce vê pontos pretos flutuando na sua visão? Então leia o texto sobre moscas volantes e descolamento do vítreo

Buraco macular: o que é e como tratar

Buraco macular ou buraco da mácula é uma doença rara, pouco comum mas que pode causar uma importante baixa de visão. Ela acomete a retina que é a parte mais interna do olho e normalmente precisa de cirurgia.


Posição da mácula e a retina

O que é exatamente o buraco macular ?
Para entendermos o que é o buraco macular precisamos entender um pouco da anatomia do olho. A retina é parte mais interna do olho, responsável por receber as imagens dos objetos. A parte mais central e importante da retina é a mácula. É nessa região da retina que é formada a visão central, mais definida e precisa que nós temos. A visão que usamos para focar um objeto, para ler ou para dirigir por exemplo
O buraco macular é quando ocorre uma quebra nas camadas da mácula, ou seja, faltam células na mácula, deixando um buraco, um vazio nessa região. Consequentemente a visão fica prejudicada principalmente na parte central do campo visual, que é a mais importante.
mácula normal
buraco macular

O que causa o buraco de mácula ?
A causa exata do buraco macular ainda não é totalmente compreendida.
A maioria dos casos ocorre sem uma causa aparente (nesse caso é dito idiopático) mas ele também pode ser decorrente de traumas ou processos inflamatórios oculares. Ocorre com mais frequência em pessoas acima de 60 anos e são três vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens, fato para o qual não se tem explicação.

Quais os sintomas do buraco macular ?
O principal sintoma é a baixa da visão principalmente na parte central (a parte lateral da visão fica normal). Quando a doença está no início e acomete só um dos olhos, a pessoa não nota muita diferença na visão, pois o outro olho compensa. Depois começa a afetar a leitura, dificulta enxergar os rostos das pessoas, ver a televisão e as atividades rotineiras do dia a dia
Simulação da visão de uma pessoa com buraco macular
Como é feito o diagnóstico do buraco de mácula?
O diagnóstico do buraco macular é feito por um exame de fundo de olho. Exames como a angiografia fluoresceínica também revelam a presença do buraco da mácula. Porém o exame mais importante é a tomografia de coerência óptica (OCT). O OCT é essencial para determinar se o buraco é parcial ou total, e classifica-lo em níveis de gravidade, podendo dizer ainda qual a chance de cura.

OCT mostrando mácula normal
OCT mostrando buraco macular

Qual o tratamento do buraco macular ?
O tratamento do buraco macular é cirurgia. Não existe nenhum colírio ou medicamento ou laser que trate essa doença, apenas cirurgia.
No entanto nem todos os casos são possíveis de serem operados.
Esse tema foi dividido em 2 partes e para saber mais sobre a cirurgia de buraco macular, leia o texto abaixo




Saiba tudo sobre a degeneração macular, uma das causas mais comuns de cegueira e como preveni-la
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/07/dmri-prevencao-e-tratamento.html


Saiba mais sobre o descolamento de retina e o seu tratamento, nesse texto
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/09/descolamento-de-retina-causas-sintomas.html