terça-feira, 1 de junho de 2010

Tratamento do Olho Seco

Como já visto no tópico sobre Olho Seco, o tratamento do ressecamento ocular é um tanto quanto complexo e deve ser individualizado de acordo com a gravidade do caso.



São 3 objetivos no tratamento do olho seco:

1- Repor as lágrimas.
2- Conservar as lágrimas por mais tempo.
3- Aumentar a produção natural das lágrimas.

 
 Reposição de lágrimas

É feita com colírios lubrificantes. Essas formulações apresentam propriedades químicas muito parecidas com a lagrima natural e não possuem medicamentos ativos sendo portanto praticamente sem efeitos colaterais.
Os pacientes que usam esses colírios lubrificantes várias vezes ao dia devem dar preferência aos colírios com pouco ou nenhum conservante. O conservante é um produto químico usado na formulação dos medicamentos e quando usado varias vezes ao dia pode causar irritação no olho. Já existem vários desses colírios lubrificantes sem conservante no mercado.
Alguns colírios usados popularmente contém em sua fórmula vasoconstritores. Embora inicialmente eles melhorem a aparência dos olhos e diminuam a vermelhidão, eles não devem ser usados de forma rotineira pelos pacientes com olho seco.
Para saber como pingar os colírios de forma correta e eficiente, leia esse texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html

Se você usa lentes de contato, preste atenção porque nem todo colírio pode ser usado sobre a lente de contato. Alguns medicamentos exigem que você retire a lente na hora de pingar e espere alguns minutos antes de coloca-las novamente. Leia esse texto sobre esse assunto
Para casos onde a inflamação da superfície ocular é muito grande e contribui com o olho seco podemos usar um antiinflamatório na forma de colírio chamado ciclosporina 0,05 (restasis®). Além de desinflamar o olho pode aumentar a produção das lágrimas. É um medicamento muito eficaz e que deve ser usado por longo prazo mas que só é necessário em casos específicos. Uma outra opção à ciclosporina é o tacrolimus na forma de colírio ou pomada, mas esse medicamento precisa ser feito em farmácia de manipulação

Conservação das lágrimas

Ao invés de repor a lágrima natural com colírios de lágrima artificial, o médico pode tentar reter a lágrima do paciente por mais tempo no olho. O modo mais eficaz de fazer isso é ocluir o ponto lacrimal que é o local por onde a lágrima escoa do nosso olho. Essa oclusão do ponto lacrimal pode ser feita de forma permanente ou temporária, no centro cirúrgico ou no consultório. Hoje em dia dispomos de oclusores do ponto lacrimal (chamados de plugs) que são fáceis de serem colocados e praticamente não incomodam em nada o paciente.



Aumentar a produção natural das lágrimas

Essa seria a melhor opção de tratamento mas no entanto não dispomos de muitas opções para aumentar a produção natural das nossas lágrimas.
A suplementação alimentar com ômega 3 (óleo de linhaça ou óleo de peixe) pode aumentar e melhorar a qualidade da lágrima produzida por nosso olho. Existem formulações disponíveis (cápsulas de Omega 3) em farmácias e lojas de produtos naturais. Alguns alimentos, como o peixes e óleos vegetais são ricos em Omega 3 e devem fazer parte da dieta alimentar.


Medidas gerais para melhora da qualidade de vida do paciente com olho seco

! Beba bastante água. Estudos mostraram que se a pessoa ingerir pouca água ao longo do dia sua lágrima vai ser de qualidade ruime em pouca quantidade.
! Evitar ingerir bebidas alcoólicas e as que contem cafeína pois essas substâncias podem diminuir a produção lacrimal
! evitar ambientes com fumaça de cigarro e poluição
! umidificadores de ar podem ajudar em casos de olho seco severo
! ao sair em ambientes com muito ventos, especialmente se seus sintomas pioram nessas situações, use óculos escuros que protejam bem os olhos
! se você usa alguns dos medicamentos listados no tópico anterior que podem piorar o olho seco converse com seu médico sobre a possibilidade de trocar por outro remédio.
! se você usa lentes de contato e elas estão desconfortáveis devido ao olho seco, seu oftalmologista poderá indicar lentes especificas para olho seco que te deixarão mais confortável.
! Se você usa muito computador lembre-se de piscar várias vezes. Quando estamos no computador diminuimos a frequência do piscar e isso piora a lubrificação do olho.

Cirurgias para casos muito graves de Olho Seco

Em pacientes com olho seco muito severo, como pacientes com artrite reumatóide, síndrome de Stevens Johnson, ou vítimas de queimadura ocular, as medidas listadas acima não são suficientes.
Nesses casos, podemos fazer algumas cirurgias para melhorar o quadro.
Tarsorrafia ou blefarorrafia: É um procedimento em que a abertura entre as pálpebras é diminuida e com isso a lágrima evapora menos.
Transplante de glândulas salivares: é uma cirurgia muito agressiva e reservada para casos extremos. Retira-se parte das glândulas salivares da boca e transplanta-se para a parte interna das pálpebras. Isso aumenta a lubrificação do olho.

O que pode acontecer se o olho seco não for tratado?

Dependendo da gravidade do olho seco, a córnea e a conjuntiva podem ser muito prejudicadas. Pode ocorrer uma ceratite que é uma inflamação da córnea. A ceratite pode evoluir para úlceras, opacidades de córnea e o resultado pode ser até mesmo a cegueira. Por isso, preste atenção nos sintomas e procure seguir o tratamento prescrito pelo seu oftalmologista.

Se você é portador da Síndrome do Olho Seco conheça essa ONG que reúne pacientes com Olho Seco e promove diversas atividades e palestras sobre esse assunto
APOS- Associação dos Portadores de Olho Seco

Para saber mais sobre Olho Seco, suas causas e tipos leia esse texto:

Você sabe a maneira certa de pingar os colírios? Leia esse texto e evite desperdícios e obtenha um efeito melhor
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html




0 comentários:

Postar um comentário