sexta-feira, 23 de julho de 2010

Degeneração Macular: Prevenção e Tratamento

Como tratar a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) e como previni-la?
Importante dizer inicialmente que não existe cura para DMRI. Existe sim, alguns tratamentos que podem retardar a evolução da doença e até melhorar a visão do paciente.


Prevenção da DMRI: Basicamente consiste em evitar os fatores de risco, principalmente interromper o tabagismo, usar óculos escuros, adotar uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gordura e consultar regularmente o oftalmologista.

O que são Drusas? Drusas são excrescências ou acúmulo de substâncias tóxicas eliminadas pelo metabolismo das células da retina. A presença de drusas na região central da retina (drusas maculares) no exame de fundo de olho é o primeiro e mais importante sinal da degeneração macular relacionada a idade. Quando elas estão separadas ou isoladas configuram a forma seca da doença. Quando essas drusas estão confluentes, com margens pouco nítidas, sugerem a forma de DMRI úmida.

Tratamento da Degeneração Macular Relacionada a Idade: A forma de tratamento vai depender do tipo de degeneração macular a pessoa tiver: DMRI seca ou DMRI exsudativa ou úmida.

Tratamento para DMRI seca:
Não existe ainda um tratamento adequado para essa forma da doença. No entanto, alguns suplementos vitamínicos podem retardar a evolução ou impedir que ela se transforme na forma mais grave da doença.
O uso de antioxidantes e vitaminas A, C e E, além de zinco, zeaxantina e luteína foram testados em alguns estudos clínicos internacionais e mostraram benefício na diminuição do risco de DMRI além de diminuir a progressão da doença. Alguns estudos também estão avaliando se o uso de Omega 3 também tem um efeito benéfico nessa doença.

Tratamento para DMRI exsudativa ou úmida:
O objetivo do tratamento nessa forma da doença é impedir a formação ou reduzir o tamanho da membrana neovascular subretiniana. Essa membrana consiste na formação de vasos sanguíneos anormais na região central da retina, a mácula. Esses vasos podem sangrar causando uma importante baixa visual.
Nessa fase mais avançada da doença existem algumas opções de tratamento:

PDT ou terapia fotodinâmica: Consiste na utilização de um tipo de laser especial e de um medicamento injetado na veia (visudyne). Quando esse medicamento atinge os vasos da retina, o laser é aplicado. Com isso é possível impedir ou destruir a formação da membrana neovascular subretiniana. Esse tratamento muito promissor no início, hoje é indicado em situações mais específicas.

Injeção Intravítrea de Avastin, Lucentis ou Macugen: Esses medicamentos são chamados de antiangiogênicos. Ou seja, eles interrompem a angiogenese, que é a formação de vasos sanguíneos anormais. Eles são injetados dentro do olho, próximo a retina. Com isso, a membrana neovascular subretiniana diminui de tamanho ou mesmo nem chega a se formar e a visão da pessoa melhora ou não piora mais.
Injeção Intravítrea
(retirado do site www.allaboutvision.com)
As injeções de Avastin (bevacizumabe) e de Lucentis (ranibizumabe) mudaram o tratamento da DMRI e hoje muitas pessoas mantém uma boa visão graças a esses medicamentos. No entanto ainda são medicamentos caros e pode ser necessário mais de uma aplicação. Elas são aplicadas com intervalo mínimo de 30 dias e são feitas de forma estéril. Os oftalmologistas podem associar as injeções de Avastin ou de Lucentis com o PDT (terapia fotodinâmica).
As injeções de avastin e de lucentis também tem sido utilizados em outras doenças de retina, como retinopatia diabética, edema macular entre outras.

Cirurgia para DMRI: Somente em alguns casos específicos em que a membrana neovascular se localiza em regiões específicas do olho, a cirurgia pode ser uma opção. Os resultados por enquanto não são muito animadores

O futuro do tratamento da DMRI: Algumas opções de tratamento para a DMRI que estão sendo pesquisadas por cientistas de todo o mundo incluem o uso de células tronco e o transplante de retina. Em alguns anos, talvez essas opções já estejam disponíveis nos hospitais e salvando a visão de muitas pessoas.

Você pode fazer um auto exame através da Tela da Amsler para saber se pode ter DMRI. Clique aqui:

Quer saber mais sobre o que é e como é feito o diagnóstico da degeneração macular? Leia esse texto:

0 comentários:

Postar um comentário