O que é “moscas volantes” ?
As moscas volantes são pequenas manchas percebidas na nossa visão e que são decorrentes de alterações de uma estrutura do olho chamada vítreo (ou humor vítreo). Vítreo é uma espécie de "gelatina transparente" que preenche a parte interna do nosso olho e é formado basicamente de água. O vítreo fica aderido a retina e em algum momento da nossa vida ele se condensa ou se desprende da retina e nós passamos a enxergar esse pontos pretos ou cinzas chamados moscas volantes. As condensações vítreas ficam suspensas no vítreo e causam uma sombra na retina que é o tecido que “enxerga” no nosso olho, por isso a sensação de vermos “moscas” flutuando.
As moscas volantes são portando um sinal de Descolamento do Vítreo
Moscas volantes flutuando no vítreo |
Essas condensações vítreas ficam flutuando no vítreo e quando mexemos rapidamente o olho eles se mexem também, e fica mais fácil percebe-los. Também é mais fácil ver essas moscas volantes quando olhamos para uma superfície branca (uma parede ou uma folha de papel por exemplo) porque tem menos contrastes de cores e objetos.
Como são as “moscas volantes” ?
Elas podem ter a forma de pontos (parecendo insetos), linhas (parecendo fios de cabelo), ou fragmentos de teia de aranha ou renda, que flutuam vagarosamente em frente aos olhos. As formas variam de pessoa para pessoa e podem se modificar com o tempo. Podem ser pretas, cinzas ou mais claras.
Moscas volantes |
Por quê surgem as moscas volantes?
As moscas volantes geralmente ocorrer por um processo natural, fisiológico do nosso olho. Ela ocorre com mais freqüência em indivíduos acima de 60 anos, em pacientes com alto grau de miopia e em pacientes operados de catarata. Ela também pode ocorrer em conseqüência de algum trauma (soco ou queda) e nesses casos requerem uma atenção especial (leia abaixo).
Em algumas doenças em que ocorrem inflamação do vítreo (como uveite ou toxoplasmose) as pessoas também passam a perceber grande número de moscas volantes, e que muitas vezes continuam mesmo depois do tratamento.
As moscas volantes são preocupantes?
Em geral as moscas volantes NÃO representam nenhum risco para a visão da pessoa e não precisam de tratamento especial. No entanto, em raras ocasiões, quando o vítreo se descola da retina, ela causa um pequeno rasgo na retina e isso pode levar a uma condição chamada descolamento de retina, que é muito grave.
Quando devo me preocupar com as moscas volantes?
Quando as moscas volantes aparecem de um forma súbita (de uma hora para outra), ou vem acompanhado de sensações de flash ou relâmpagos (como se tivesse alguém tirando fotos) ou foi decorrente de algum trauma (soco ou tombo), a pessoa deve procurar um oftalmologista o mais rápido possível. Essas sensações de “flash” são chamada de fotopsia ou fosfenos.
Toda pessoa que tem moscas volantes deve realizar um exame oftamológico pelo menos uma vez.
Por que as moscas volantes podem ser perigosas?
Nos casos citados acima, as moscas volantes (descolamento do vítreo) podem significar que está ocorrendo um descolamento de retina junto (ou pelo menos um principio do descolamento de retina). Nesse caso é fundamental um bom exame oftalmológico para pesquisar se há algum risco de descolamento de retina e trata-lo.
Estou com moscas volantes. Quais exames devo fazer?
Dois exames são fundamentais para quem tem moscas volantes. O exame de fundo de olho com dilatação da pupila (chamado mapeamento de retina) e o ultrassom ocular (ultrassonografia ou ecografia). Com esses exames é possível avaliar se o descolamento do vítreo está tracionando a retina ou se há algum rasgo e, com isso, causando o risco de haver um descolamento de retina.
Descolamento da retina |
Qual o tratamento para o descolamento do vítreo (moscas volantes)?
Em geral, como o descolamento do vítreo é uma coisa inocente, sem riscos para a visão não fazemos nada. Ou seja, não precisa de tratamento. Somente quando os sintomas são muito incômodos e não melhoram com o tempo, é que alguns médicos indicam uma cirurgia chamada vitrectomia. Essa cirurgia tem alguns riscos e por isso só é indicada em alguns casos selecionados
Não há nenhum colírio que melhore as moscas volantes.
Nos casos em que os exames (mapeamento de retina e ecografia) mostraram alguma tração na retina ou algum risco de descolamento de retina, é recomendado fazer uma aplicação de laser (laser de argônio) antes que o descolamento de retina ocorra. Essa aplicação de laser é relativamente simples, não dói, não tem grandes riscos e o paciente vai para casa na mesma hora.
Esse site abaixo é um site feito por pessoas que tem moscas volantes e que compartilham experiências e tentar achar uma cura para o problema. Vale uma visita
Esse site abaixo é um site feito por pessoas que tem moscas volantes e que compartilham experiências e tentar achar uma cura para o problema. Vale uma visita
Para saber mais sobre descolamento de retina, leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/09/descolamento-de-retina-causas-sintomas.html
Sobre uveites e toxoplasmose leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/uveite-ocular.html
0 comentários:
Postar um comentário