sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cirurgia Refrativa, Cirurgia de Miopia

Após falarmos de óculos e lentes de contato chegou a hora de falar sobre cirurgia refrativa.
Cirurgia refrativa é a cirurgia para Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo. Ou seja, é a cirurgia para eliminar os óculos. Embora, popularmente chamada de cirurgia de miopia, a cirurgia refrativa também corrige astigmatismo e hipermetropia.
Basicamente, existem 3 tipos de cirurgia refrativa:

Ceratotomia Radial – com bisturi
• Cirurgia Refrativa a Laser (Lasik e PRK)
• Lentes intraoculares

Ceratotomia Radial

A cirurgia refrativa surgiu com a técnica chamada de ceratotomia radial e que foi muito realizada durante as décadas de 80 e 90. Nessa técnica, um bisturi de diamantes fazia diversas incisões na córnea mudando a sua curvatura e reduzindo o grau da pessoa. Era usado para corrigir miopia e astigmatismo.
Usava-se um normograma para determinar quantas e aonde seriam feitas as incisões.

A maioria dos pacientes conseguiu se livrar dos óculos mas ao longo dos anos alguns deles voltaram a apresentar grau, geralmente hipermetropia e astigmatismo. Além disso a adaptação de lentes de contato após esse procedimento é muito complicada.
A ceratotomia radial foi paulatinamente abandonada com o surgimento da cirurgia refrativa a laser.

Cirurgia Refrativa a Laser

O laser usado para cirurgia refrativa (excimer laser) começou a seu usado no final da década de 80 mas sua popularidade só aumentou nos anos seguintes.
A cirurgia refrativa a laser (lasik e PRK) tornou o resultado pós operatório mais previsível e a evolução a longo prazo mais estável.


Quando bem indicada os resultados são muito previsíveis, estáveis e satisfatórios. Com a tecnologia atual, o avanço dos equipamentos e dos conhecimentos dos médicos a técnica evoluiu muito. Alguns cirurgiões usando alguns equipamentos muito modernos conseguem personalizar a cirurgia para cada paciente corrigindo cada mínima imperfeição da córnea.

Para saber as diferenças entre a técnica da LASIK e a técnica de PRK, leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/06/lasik-ou-prk.html

A cirurgia refrativa não consegue corrigir todo e qualquer grau. Segundo o FDA (órgão regulador americano) a cirurgia está indicada para miopia de até 12 graus, hipermetropia de até 6 graus e astigmatismo de até 6 graus.
Mas na verdade isso vai depender das características individuais de cada pessoa. De acordo com e espessura e curvatura da córnea pode ser possível operar graus altos mas também pode ser que mesmo tendo um grau pequeno, de 1 ou 2 dioptrias, a cirurgia esteja contra indicada.
O seu oftalmologista de acordo com o seu grau e o resultado desses exames dirá se você é ou não um bom candidato à cirurgia refrativa a laser.

Alguns exames pré operatórios são fundamentais:

1 – Refração antes e depois de dilatar a pupila: o exame para determinar o grau
2 – Topografia de córnea: mede a curvatura da córnea
3 – Paquimetria: mede a espessura da córnea
4 – Mapeamento de Retina: avalia o fundo do olho
5 – Análise de frente de ondas (Wave Front ou Aberrometria): para fazer a cirurgia personalizada

Algumas limitações ou contra indicações podem ser listadas

1 – Idade menor de 21 anos
2 – Pacientes com graus muito altos (maiores do que os listados acima)
3 – Pacientes com ceratocone
4 – Pacientes com olho seco severo
5 – Pacientes com córneas muito finas (medido pela paquimetria)
6 – Não estar com o grau establizado, ou seja, ter tido mudança de grau nos últimos 12 meses.

Lentes intraoculares

Os pacientes com graus muito altos ou com contra indicações à cirurgia refrativa a laser, por exemplo, córneas finas, não estão condenados a ficar de óculos para sempre. Existe uma opção aonde implanta-se uma lente especial dentro do olho da pessoa e corrigi-se o grau mesmo que ele seja muito grande. Pode ser feita retirando o cristalino (lente intraocular pseudofácica) ou sem retirar o cristalino (lentes intraoculares fácicas ou lentes de fixação iriana ). Embora tenham muitas complicações e nem todos os oftalmologistas estejam familiarizados com a técnica, nos últimos anos as lentes e o procedimento técnico melhoraram muito e hoje é considerada uma cirurgia segura e aprovada por órgãos reguladores nacionais e internacionais.
Obs: essa lente citada não tem nada a ver com as lentes de contato!


Cirurgia de Miopia de graça ? Cirurgia de miopia pelo SUS ?

Até o momento, os hospitais da rede pública (SUS), seja federal, estadual ou municipal, não cobrem a cirurgia de miopia ou cirurgia refrativa, seja laser ou de bisturi. Alguns hospitais universitários, especialmente em São Paulo, realizam a cirurgia refrativa a laser, mas, as vezes, só em alguns tipos de pesquisa ou pagando uma taxa pequena. Recentemente, foi noticiado a existência de cirurgia de miopia gratuita no Rio de Janeiro. Isso aconteceu por um convênio do governo com uma clínica particular da zona sul do Rio. Mas provavelmente, não é um convênio permanente.
http://www.mundodastribos.com/cirurgia-de-miopia-gratuita.html

Saiba mais sobre as diferenças entre PRK e LASIK lendo esse texto:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/06/lasik-ou-prk.html

Dúvidas sobre Cirurgia Refrativa. Leia
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/11/duvidas-sobre-cirurgia-refrativa.html

Você tem Miopia? Então leia esse texto e saiba tudo sobre Miopia. Causas, sintomas e tratamento
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/tudo-sobre-miopia.html

OS COMENTÁRIOS DESSE TEXTO ESTÃO FECHADOS. POR FAVOR DIRIJAM-SE AO TEXTO ABAIXO, TIREM SUAS DÚVIDAS E SE NECESSÁRIO DEIXEM SEU COMENTÁRIO LÁ. GRATO

0 comentários:

Postar um comentário