quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lentes de Contato - Tipos, modos de usar e complicações


Por ser um um tema grande e complexo esse assunto está dividido em 3 posts:

- Lentes de Contato: Tipos, modo de usar e complicações
- Lentes de Contato: Como cuidar. Limpeza, Higiene e Manutenção
- Lentes de Contato: Uso na presbiopia

Lentes de Contato: Tipos, modo de usar e complicações

Basicamente existem três finalidades para o uso das lentes de contatos:

• Correção visual de grau (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia)

• Estéticas (lentes coloridas)

• Terapêuticas (lentes sem grau usadas para correção de algumas doenças oculares)

Tipos de lente de contato:

1. Rígidas Gás-Permeáveis
2. Gelatinosas
3. Híbridas

1 - Lente de Contato Rígida Gás Permeável

Como o nome diz são lentes “duras”. Apesar da impressão inicial, são as lentes menos nocivas ao olho. Permitem uma boa oxigenação da córnea, uma boa lubrificação e por serem menores que as gelatinosas não cobrem uma região do olho muito importante chamada “limbo da córnea” responsável pela produção das células da superfície ocular.
As lentes rígidas são as lentes ideais para correção da visão em pacientes com ceratocone. Para saber mais sobre essas lentes de contato para ceratocone, clique aqui

No entanto são mais incomodas que as gelatinosas e exigem um tempo de adaptação maior. Por esse motivo muitas pessoas evitam usá-la, preferindo a gelatinosa


2 - Lente de Contato Gelatinosa

É a lente mais confortável, mais fácil de cuidar e mais fácil de comprar. Isso explica o seu sucesso, visto que é a mais lente mais vendida. Praticamente não exigem qualquer tempo para adaptação.
São feitas de dois materiais: Hidrofílicas e Silicone-Hidrogel. Essa últimas são as mais novas e permitem uma oxigenação da córnea muito maior do que as hidrofílicas.
Elas podem ser de descarte diário, semanal ou mensal ou feitas para uso diário por períodos maiores.


3 - Lente de Contato Híbrida

Combinam algumas características das duas lentes anteriores. Geralmente a região periférica da lente é gelatinosa e o centro é feita por um material rígido. É usada para situações especiais, como ceratocone ou após cirurgias refrativas.

DICAS IMPORTANTES

1 – NUNCA compartilhe sua lente de contato com ninguém. (Parece estranho, mas tem gente que faz!). Isso não é nada higiênico e aumenta a chance de contaminação.

2 – NUNCA lave sua lente com água da torneira, água filtrada, água boricada etc.. Você estará se arriscando a pegar uma grave infecção ocular. Use sempre e somente as soluções especificas para limpeza e higiene das lente de contatos. Existem várias disponíveis no mercado.

3 – Caso sua lente de contato caia do seu olho na rua, NÂO coloque-a no olho sem fazer sua correta higiene antes. NUNCA a coloque na boca para limpar e depois coloque no olho (também parece estranho, mas juro que tem gente que faz). O risco de infecção é enorme.

4 – Descarte as lentes no prazo determinado pelo fabricante mesmo que elas lhe pareçam boas. As lente de contatos com prazo vencido acumulam mais proteínas e as bactérias aderem mais facilmente aumentando o risco de alergias e infecções.

5 – Interrompa o uso e procure seu oftalmologista ao menor sinal de irritação com as lente de contatos. Principalmente na ocorrência de vermelhidão intensa, dor e/ou turvação visual. Não insista. Vá ao médico.


Vantagens da lente de contato em relação ao óculos:

  • Estética. Muitas pessoas não gostam da sua aparência com óculos e preferem usar lente de contato o dia todo. Outras usam óculos no seu dia a dia mas, numa ocasião especial, como uma festa ou uma entrevista de emprego preferem a lente de contato.
  • Campo de visão. Principalmente para pessoas com graus altos, o óculos restringe o campo de visão aos objetos enxergados através das lentes dos óculos. A visão fica borrada quando os olhos enxergam por fora das lentes do óculos. A lente de contato permite uma visão nítida em todo o campo de visão, pois elas se mexem junto com os olhos.  
  • Prática de esporte. Impossível imaginar um jogador de futebol ou de vôlei usando óculos. Sim, eles também tem grau, mas usam lente de contatos. Até mesmo para uma corrida na praia ou uma esteira na academia a lente de contato é muito mais cômoda.

Perguntas freqüentes:

É só comprar a lente de contato e sair usando? NÃO, definitivamente não. Se você nunca usou ou nunca foi orientado por um médico, procure seu oftalmologista. Você colocaria um aparelho de dente sem consultar um dentista? Pois o raciocínio é o mesmo. Um oftalmologista precisa avaliar qual o melhor tipo de lente de acordo com o seu grau, ver se a lente ficou bem adaptada no seu olho e te orientar sobre os cuidados necessários.

• O grau da lente de contato é o mesmo do óculos? Nem sempre. Dependendo do grau há uma variação da receita do óculos para o grau da lente de contato. Quanto maior o grau maior essa variação.

Por quê meu médico não me dá uma receita com o grau da lente de contato? Porque não existe uma receita assim. O grau vai depender do tipo de lente usada e muitas vezes precisa de um novo exame de refração após colocar a lente no olho. Só o profissional que adaptar a lente de contato te dirá qual o grau certo.

Posso dormir com as minhas lente de contatos? Sim e não. Dependendo da lente de contato o uso durante o sono está autorizado pelos órgãos reguladores e pelo fabricante. No entanto, eu, como oftalmologista, e muito dos meus colegas de profissão somos contrários ao uso da lente de contato para dormir. Além de não ver muitas vantagens em usar lente de contato enquanto se está dormindo (seus sonhos não vão ficar mais nítidos se você estiver de lente!) os prejuízos podem ser grandes. No entanto, ressalto que essa é apenas a minha opinião pessoal (e a de muitos colegas também).

Como a lente de contato pode agredir seus olhos:

A oxigenação da córnea é feita principalmente pela difusão do oxigênio do ar atmosférico através da lágrima e do epitélio corneano. A lente de contato é, portanto, uma barreira a passagem desse oxigênio. Embora os materiais usados hoje em dia permitam uma boa difusão do oxigênio pela lente de contato (consulte o fabricante para saber como é a permeabilidade da sua lente), ainda sim é uma barreira. E, quanto mais alto o grau, mais espessa será a lente e menos passagem de oxigênio vai haver.
A baixa oxigenação pode levar a uma falência e até a morte precoce de algumas células da córnea que não se regeneram (células do endotélio corneano).
Além disso, as células da superfície corneana ficam prejudicadas e seu funcionamento inadequado. Isso pode resultar em inflamações (ceratites) e facilitar a ocorrência de infecções.
As lente de contatos também acumulam resíduos de proteínas e podem resultar em alergias oculares, quase sempre reversíveis mas as vezes um tanto persistentes.
E talvez o principal risco do uso da lente de contato é a ocorrência de uma úlcera de córnea infecciosa, por bactérias, fungos ou amebas.
O uso de lente de contato é um dos principais fatores de risco para essa enfermidade e responsável por alguns dos mais graves casos de infecção corneana existentes.
Alguns pacientes podem ficar com seqüelas permanente na visão devido a essas infecções e podem até necessitar de transplante de córnea.



No entanto, vale ressaltar, que todas as complicações listadas acima ocorrem quase exclusivamente em que usa lC de forma errada, por mais tempo que o permitido, não faz a higiene correta etc...
Quando orientado por um bom profissional, o uso de lente de contato é muito seguro.

Lentes de Contato Coloridas

Essas lentes de uso cosmético requerem o mesmo cuidados das outras lentes gelatinosas.
Podem ser com ou sem grau e há várias tonalidades de cores disponíveis no mercado. Recentemente os fabricantes tem lançado no mercado lentes com desenhos diferentes, modificando bem o aspecto do olho. Isso por si só não é prejudicial ao olho.
O problema dessas lentes é que muitos dos usuários não tem qualquer orientação sobre o uso correto das lente de contato, alguns usam somente em festas e chegam a compartilhar as lentes com outras pessoas.

Alguns modelos tem um gosto muito duvidoso, como vocês podem ver abaixo.


Lentes de contato para ceratocone

São muitas as opções de lentes para corrigir a visão em pessoas com ceratocone ou degeneração marginal pelúcida ou mesmo ectasia pós lasik. Como esse assunto é muito extenso fizemos um texto só sobre as opções de lente para os pacientes com ceratocone. Leia abaixo:

Atenção! Esse post está fechado para novos comentários. Por favor, leiam os comentários já postados. A sua dúvida já pode ter sido respondida. Ou então, leia o texto abaixo aonde tiramos mais dúvidas sobre lentes de contato:

Se a sua dúvida é sobre como limpar e cuidar da lente de contato, então leia o texto abaixo


Tem vista Cansada? Quer usar Lente de Contato Multifocal? Então leia esse texto antes:

Você é Miope? Saiba tudo sobre óculos, lentes e cirurgia para miopia:

0 comentários:

Postar um comentário