Os praticantes de tiro esportivo sabem muito bem qual a importância de determinar o seu olho dominante pois é com ele que eles fazem a mira.
Na prática oftalmológica é importante determinar esse olho dominante para adaptar lentes de contato em pacientes com presbiopia (vista cansada).
Embora eu vá mostrar como isso pode ser feito, não se preocupe, pois seu oftalmologista está preparado para fazer isso no consultório com muita facilidade e precisão.
Para determinar qual o seu olho dominante, levante o polegar com o braço esticado (ou segure qualquer objeto pequeno). Com os dois olhos abertos, alinhe a ponta do polegar com outro ponto ou objeto mais distante. Feche um olho por vez, e note o alinhamento. Você notará que com um dos olhos fechados, seu dedo aponta diretamente para o objeto selecionado, entretanto, quando o outro olho é fechado, o seu dedo estará apontando levemente ao lado do objeto selecionado. O olho com o qual você enxerga seu dedo apontando diretamente para o objeto, é o seu "Olho Dominante".
Outra opção é fazer com as mãos uma forma como a mostrada na figura abaixo e focalizar um objeto à distância (no caso a letra "E"). Ao fechar o olho não dominante você continuará enxergando o objeto focalizado anteriormente mas ao fechar o olho dominante, esse objeto sairá do seu campo de visão.
0 comentários:
Postar um comentário