terça-feira, 20 de abril de 2010

Lente de contato e Presbiopia

Por ser um um tema grande e complexo esse assunto está dividido em 3 posts:

- Lentes de Contato: Tipos, modo de usar e complicações
- Lentes de Contato: Como cuidar. Limpeza, Higiene e Manutenção
- Lentes de Contato: Uso na presbiopia

Já vimos em tópicos anteriores como as lentes de contatos podem corrigir de forma eficaz a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, evitando o uso de óculos. Mas, e quando passamos dos 40 anos e surge aquela dificuldade para ler letras pequenas? E quando as lentes que corrigiam bem a visão para distância não são mais suficientes para permitir a leitura de livros, jornais ou revistas de forma confortável?
Muitos usuários de lentes estão tornando-se présbitas e querem continuar usando lentes de contato. Por outro lado, pessoas que nunca usaram óculos, ao chegarem à presbiopia, querem outra opção além dos óculos.
Quando a presbiopia, ou vista cansada, chega, não significa que as lentes de contatos não servem mais e precisaremos voltar aos óculos.


Para corrigir a presbiopia com lentes de contatos temos 4 opções:

1 – Lentes + óculos: Continuar usando as lentes de contato com o grau de longe e colocar um óculos para perto na hora de ler. É a opção mais simples, mas não livra do uso de óculos.
2 – Monovisão: Usar lente de contato com o grau de longe em um olho e outra lente de contato com grau de perto no outro olho. Ou seja, fica um olho para longe e outro para perto. Parece estranho, mas o cérebro se acostuma bem com essa visão e a grande maioria das pessoas fica muito satisfeita.
Vale ressaltar que tanto a visão de longe quanto a de perto podem não ficar 100%, ou tão boa quanto com óculos, mas fica bom o suficiente para a pessoa exercer todas as suas atividades.
Para esse tipo de uso das lentes de contato é preciso definir o olho dominante. Isso é muito importante, pois em na grande maioria das vezes é esse olho que deve ser corrigido para longe.
Esse método não permite corrigir a presbiopia quando ela é maior do que 2 graus porque nesse casos a noção de profundidade, mais conhecida com “estereopsia”, fica comprometida
3 – Monovisão modificada: É semelhante ao anterior, mas ao invés de colocar duas lentes de contato simples, uma para longe e outra para perto, coloca-se uma lente de contato para longe num olho e no outro olho uma lentes de contato multifocal ou bifocal.
Em relação ao método anterior, a monovisão modificada melhora a noção de profundidade e a visão de longe fica mais confortável.
4 – Lente de contato multifocal ou Bifocal: Nesse método, os dois olhos ficam corrigidos tanto para longe quanto para perto, já que usam lentes de contato multifocais. Embora, teoricamente seja o método ideal, alguns pacientes estranham esse método e não se adaptam bem, preferindo usar o método da monovisão.
Os fabricantes de lentes têm desenvolvido novas lentes multifocais o que deve fazer com que a adaptação e a visão dos pacientes présbitas melhorem muito.
As lentes de contato bifocais ou multifocais podem ser lentes gelatinosas ou rígidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Para saber mais sobre as lentes de contato multifocais, leia esse texto


Fatores determinantes para o sucesso do uso de lentes de contato em pacientes com presbiopia:

• Motivação do candidato. Pessoas pouco motivadas ou que são detalhistas, exigentes e que querem enxergar com as lentes igual ou melhor do que com óculos são candidatas com poucas possibilidades de sucesso.
• Pessoas maiores de 50 anos, que nunca usaram lentes de contato e tentam fazer monovisão.
• Grande diferença de grau entre um olho e o outro.
• Paciente portador de olho seco importante.

Tem tido problemas as usar as lentes de contato? Então leia esse post e tente resolve-los
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/05/problemas-com-lente-de-contato.html

Lentes de Contato Multifocais? Leia esse texto

0 comentários:

Postar um comentário