segunda-feira, 10 de maio de 2010

Catarata: Lente intraocular multifocal

cirurgia de catarata nos dias atuais além do objetivo inicial de retirar a catarata também tem uma função de eliminar ou reduzir o uso de óculos para distância (longe). Isso ocorre porque as lentes artificiais implantadas durante a cirurgia já vem corrigidas com o grau de longe do paciente. Essas são as  lentes chamadas monofocais.



Lentes intraoculares multifocais recentemente lançadas no mercado mundial visam eliminar não só o óculos de longe quanto também o de perto.Essas lentes intraoculares são indicadas para quem quer reduzir ou até eliminar o uso de óculos no pós operatório.





Quando somos jovens, nossos olhos são capazes de alterar seu foco em distâncias longas, curtas e intermediárias. Isso se chama acomodação. Com o envelhecimento natural dos nossos olhos perdemos o poder da acomodação e daí surge a necessidade de usar óculos para perto ou multifocais.
As lentes intraoculares multifocais para a operação de catarata não restauram a acomodação natural dos nossos olhos. Mas através de desenhos e tecnologia moderna, essas lentes conseguem proporcionar uma boa visão em diferentes distâncias de foco.
Dados de estudos internacionais mostraram boa acuidade visual para perto e para longe após o período de seis meses em mais de 95% dos casos. Esses pacientes declararam uma visão global boa ou excelente tanto para perto quanto para longe

Existem duas questões importantes a serem respondidas:

1) Se nós pudéssemos colocar um implante em seus olhos que permitiria que você visse tanto à distância como perto sem óculos sob a maioria das circunstâncias seria uma vantagem?
2) Se a lente é associada a halos em volta da luz à noite, ainda seria uma vantagem?

Se a resposta para a pergunta 1 for NÃO, não há motivos para implante da lente multifocal.
Se há resposta para as duas perguntas for SIM, a lente multifocal está bem indicada.
É claro que isso não define a questão. Muito mais deve ser conversado entre o médico e o paciente candidato a cirurgia.


  • Vou operar catarata. Quais as alternativas para as lentes multifocais?

R= Colocar lentes monofocais tradicionais e usar oculos de leitura ou fazer monovisão, ou seja, colocar uma lente monofocal corrigida para longe em um olho e outra lente monofocal no outro olho


  • Posso implantar a lente multifocal em um olho e no outro a lente monofocal?

R= Não. Lentes multifocais devem ser sempre implantadas nos 2 olhos! Então , caso voce planeje colocar essas lentes, se prepare para coloca-las nos 2 olhos. A visão ideal só vai ser conseguida quando os 2 olhos estiverem operados e com as lentes multifocais


  • Posso mudar minha decisão após a cirurgia?

R= A decisão de qual lente vai ser implantada na cirurgia deve ser feita antes do procedimento. Depois de implantada uma lente não é possivel trocar por outra a não ser, claro, que tenha ocorrido algum problemas especifico com a lente.


  • É garantido que minha visão depois da cirurgia será de 100%?

R= Não. Isso não é possível garantir. No entanto, mesmo que não fique 100%, a maioria dos pacientes não sente necessidade de óculos nem para longe e nem para perto.


  • A cirurgia é mais arriscada do que a cirurgia convencional?

R= Não. A técnica é a mesma. O implante dessa lente multifocal não altera em nada a cirugia. Os riscos são os mesmos de qualquer cirurgia de catarata.

Lentes multifocais difrativas (Restor e Tecnis) X lentes multifocais refrativas (Rezoom)

Todas as duas lentes proporcionam uma boa qualidade de visão. A difrativa proporciona uma ótima visão de longe e de perto mas uma visão intermediária moderada. A lente refrativa porporciona uma ótima visão de longe e intermediária mas para perto pode haver certa dificuldade para letras muito pequenas.
Alguns cirurgiões combinam o uso dessas lentes (exemplo: restor em um olho e rezoom no outro) para ganhar os beneficios das duas e diminuir as desvantagens.


Lentes Intraoculares Acomodativas

Esse tipo de lente intraocular tenta simular a movimentação e o processo de focalização do cristalino natural. O desenho da lente permite que ela se movimente dentro do olho e com isso corrija a visão para várias distâncias (longe, médio e perto).  Existem vários tipos de lentes introculares acomodativas e a cada dia, novas tecnologias são lançadas no mercado. Uma lente intraocular acomodativa disponivel no mercado nacional é a lente Crystalens HD da Bausc Lomb. Outros modelos de lentes estão em pesquisa e já estão liberadas em alguns países, como a Nulens (Nulens ltd), tetraflex (lenstec), Synchrony (visiongen).

Crystalens


Quer saber mais sobre Catarata?
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/04/catarata-diagnostico-e-cirurgia.html

Entenda como é a Cirurgia de Catarata lendo o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/08/cirurgia-de-catarata.html


Saiba sobre as possíveis complicações da Cirurgia de Catarata
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/08/complicacoes-da-cirurgia-de-catarata.html

A Catarata nas pinturas de Claude Monet:
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/05/catarata-na-arte-de-monet.html


0 comentários:

Postar um comentário