O glaucoma é uma doença crônica em que o aumento da pressão ocular causa lesões no nervo óptico e pode levar a cegueira se não for tratado.
O objetivo do tratamento do glaucoma é diminuir a pressão ocular.
A diminuição da pressão ocular pode ser feita com colírios (primeira escolha), com laser (para casos específicos de glaucoma) ou com cirurgia (para casos avançados em que os colírios não adiantam mais).
Atualmente existem cinco classes de medicamentos para a redução da pressão intraocular:
(1) betabloqueadores, (2) alfa-agonistas, (3)inibidores da anidrase carbônica, (4) análogos de prostaglandinas e (5) parassimpatomiméticos.
Como já explicado em texto anterior (clique aqui), para baixar a pressão ocular os colírios vão diminuir a produção do humor aquoso ou aumentar a drenagem desse líquido.
É importante, que o paciente pingue o colírio de forma correta, para obter o máximo do efeito desejado e diminuir os efeitos colaterais. Para saber como pingar o colírio da forma certa, clique aqui e leia o texto.
É importante, que o paciente pingue o colírio de forma correta, para obter o máximo do efeito desejado e diminuir os efeitos colaterais. Para saber como pingar o colírio da forma certa, clique aqui e leia o texto.
1 - Betabloqueadores:
São os colírios usados como primeira opção por seu baixo custo e alta eficácia. Eles agem diminuindo a produção do humor aquoso e muitas vezes são usados junto com outros colírios o que aumenta a eficiência.
Esses colírios não devem ser usados por quem tem asma, bronquite ou enfisema (exceto pelo betoptic que pode ser usado sem problemas).
Pacientes com problemas cardíacos, diabetes e depressão também devem tomar cuidado e discutir isso com seus médicos.
Dica: O maleato de timolol pode ser encontrado como medicamento genérico para o glaucoma. Alguns são até encontrados na farmácia popular, por 1 real a unidade
2 - Alfa-agonistas:
2 - Alfa-agonistas:
Também agem diminuindo a produção do humor aquoso além de aumentar a drenagem e com isso são bastante efetivos em abaixar a pressão ocular. Efeitos colaterais são raros mas incluem olho vermelho, boca seca, coceira nos olhos e fadiga.
3 - Inibidores de anidrase carbônica:
Também agem diminuindo a produção do humor aquoso. Geralmente são usados junto com outros colírios. Efeitos colaterais não são comuns e incluem irritação ocular e gosto metálico na boca. Não devem ser usados por quem tem alergia à sulfa.
Em casos muito graves pode ser usado por via oral (comprimidos de acetazolamida). Nesse caso, apresenta muitos efeitos colaterais e deve ser usado por pouco tempo.
4 - Prostaglandinas:
Os colírios de prostaglandinas usados para o tratamento do glaucoma são os colírios mais novos no mercado. São muito potentes e tem a vantagem de só precisar pingar 1 vez ao dia.
Eles agem aumentando a drenagem do humor aquoso mas por via diferente dos colírios anteriores.
No entanto, o preço não é muito barato e tem alguns efeitos colaterais. Os principais são: vermelhidão dos olhos (geralmente diminui com o tempo de uso), escurecimento da íris (principalmente em pessoas com olhos claros) e crescimento dos cílios.
Apesar desses efeitos colaterais, atualmente são considerados os melhores colírios para tratar glaucoma.
Associações fixas:
São a combinação de 2 colírios em 1 só. Isso facilita para o paciente que precisa pingar menos colírios e, as vezes, até torna o tratamento mais barato.
Dica: Alguns fabricantes de colírio para glaucoma, disponibilizam um número de telefone, aonde o cliente pode se cadastrar, informando seu CPF e o CRM do médico que prescreveu o remédio, e passar a comprar os colírios para glaucoma com desconto.
5 - Parassimpáticomiméticos:
Esses colírios estão em desuso. Antigamente eram bastante usados mas hoje temos opções melhores. Nos dias atuais seu principal uso é em crise de glaucoma agudo.
Agem aumentando a drenagem do humor aquoso e tem muitos efeitos colaterais.
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/glaucoma-o-que-e-como-dignaosticar-como.html
Para saber mais sobre os fatores de risco e a sua chance de desenvolver glaucoma, visite essa página:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/eu-tenho-chance-de-desenvolver-glaucoma.html
Para saber a maneira correta de pingar os colírios e obter o máximo efeitos dos medicamentos, leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html
0 comentários:
Postar um comentário