sexta-feira, 14 de maio de 2010

Crosslinking de Córnea para Ceratocone

O Crosslinking de córnea (CxL) é um novo tratamento para o ceratocone, no qual se utiliza um agente fotossensível (riboflavina ou vitamina B12) e uma irradiação de luz ultravioleta (UVA). Em estudos clínicos realizados em diversos países, especialmente Alemanha e EUA, esse tratamento mostrou-se seguro e eficaz em fazer o que ele se propõe. E o objetivo a que ele se propõe é estabilizar o quadro do ceratocone, ou seja, evitar que a pessoa portadora de ceratocone piore até as fases mais avançadas da doença, na qual a visão fica muito prejudicada.
Na realidade, é o único tratamento existente que consegue evitar que o ceratocone evolua, piore.

Olho com Ceratocone
Como o Crosslinking de Córnea funciona?

O feixe de luz ultravioleta junto com a riboflavina aumenta a quantidade de ligações entre as fibras de colágeno que formam a córnea. Isso torna a córnea mais rígida, mais forte e impede que ela se deforme mais com a evolução do ceratocone.


Córnea antes do CXL com poucas ligações
Córnea após o CXL com mais ligações

A imagem acima é uma repesentação esquemática do efeito do crosslink. Cada traço vermelho representa uma ligação entre as células. Perceba que depois do crosslink, o número de traços vermelhos (ligações) aumentou muito. Isso é o que ocorre depois do procedimento. A córnea fica com mais ligações entre suas células e com isso mais forte, o que fará com que o ceratocone não evolua.

Como é feito a cirurgia de crosslinking?

O Crosslinking de córnea é feito sob anestesia local em centro cirúrgico próprio. Após pingar os colírios anestésicos, o epitélio da córnea (a porção mais superficial) é retirada. Pinga-se a solução de riboflavina durante 30 minutos. Depois aplica-se o feixe de luz ultravioleta diretamente na córnea por outros 30 minutos. Ao final do procedimento, coloca-se uma lente de contato gelatinosa que vai funcionar como um curativo. Não há necessidade do fazer curativo tipo tampão ou ocluir o olho.
O procedimento é indolor. No pós operatório pode haver uma dor discreta mas que cede com medicamentos. O paciente usará colírios antibióticos e antiinflamatórios por um período de 15 a 30 dias.

Foto da aplicação do Crosslink de Córnea

Quem pode fazer o crosslinking de córnea?

Todo paciente com ceratocone que ainda tenha uma boa visão com óculos ou com lentes de contato e que esteja tendo progressão do quadro. Pacientes que tenham opacidades da córnea ou que a visão esteja muito baixa mesmo com lentes de contato já não tem mais indicação de CXL e provavelmente precisarão de transplante de córnea. Paciente com córneas muito finas (menor que 400m) também não são bons candidatos.

Como sei se meu ceratocone está piorando?

Essa progressão pode ser avaliada pela mudança no grau do óculos, pela piora no exame de topografia da córnea ou até pela piora da visão relatada pelo próprio paciente.




Topografia de Córnea de um paciente com ceratocone. A região vermelha corresponde a região mais curva da córnea, ou seja, a "ponta do cone". A comparação de exames de topografia de córnea permite avaliar se a doença está progredindo.






Depois do Crosslink de Córnea minha visão vai melhorar?

Provavelmente não e esse não é o objetivo do procedimento. Você continuará precisando usar óculos ou lentes de contato mas o ceratocone não vai progredir e provavelmente seu quadro nunca chegará a estágios avançados. O crosslink de córnea visa evitar que um dia você precise de um transplante de córnea.
No entanto, alguns pacientes experimentam uma pequena melhora da visão após o CXL mas isso é um “bônus”.

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu o Crosslinking de córnea como procedimento eficaz e seguro para retardar o avanço do Ceratocone. O parecer CFM número 30/2010 pode ser consultado em diversos sites, inclusive pelo site do CFM.
Para consultar esse parecer clique aqui.

Quer saber mais sobre Ceratocone e seus tratamentos? http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/ceratocone-e-uma-doenca-que-acomete.html
 
Saiba mais sobre Anel de Ferrara para Ceratocone, lendo o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/06/anel-de-ferrara-para-ceratocone.html

Descubra qual a lente de contato ideal para o ceratocone?
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/06/lente-de-contato-para-ceratocone-qual.html
 

0 comentários:

Postar um comentário